Quase 15 mil celulares roubados foram bloqueados

 Quase 15 mil celulares roubados foram bloqueados

Roubo de celular apresenta queda de 28% em MG

 

A iniciativa da secretaria de Justiça e Segurança Pública facilita inutilização de uma das principais moedas de troca do crime. A Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (Cbloc) está celebrando um ano de operação nesta semana, e desburocratizou o processo de bloqueio de aparelhos para o cidadão após serem furtados ou roubados. Iniciativa que já inutilizou quase 15 mil celulares, diminuindo o valor de mercado de receptação.

 

O sistema pode ser utilizado por qualquer mineiro de forma gratuita e fácil, já que para bloquear o celular e proteger dados pessoais como fotos ou caminhos de GPS salvos, ele só precisa do número da linha, e não mais do IMEI – identificação internacional do equipamento móvel.

 

Após o registro da ocorrência, o cidadão deve ir até a página da secretaria de estado de Justiça e Segurança Pública e, em menos de 03 cliques, realizar a inutilização do celular. Há também a vantagem para o cidadão da ampliação das chances de ele ter o celular de volta, caso ele seja encontrado pelas autoridades policiais, se ele tiver sido identificado e bloqueado na plataforma Cbloc.

 

Devido a esse esforço conjunto, as ocorrências de roubo de celulares no estado apresentam uma redução de 28% em relação aos primeiros 05 meses do ano passado. De janeiro a junho de 2018, foram 20.052 registros, contra 14.343 no mesmo período de 2019.

Outras Notícias