Quatro pessoas tem cartões de crédito clonados em Araxá

 Quatro pessoas tem cartões de crédito clonados em Araxá

Polícia Militar explica como o golpe vem sendo aplicado

 

Todos os registros desse golpe foram feitos em pouco mais de 24 horas. A primeira vítima foi até a sede da Polícia Militar, na manhã de 24 de abril, relatando que no dia anterior, por volta de 15 horas, uma pessoa fez uma ligação para o telefone fixo, e narrou que seria funcionário do banco que opera seus cartões de crédito e que eles haviam sido clonados. Em seguida, pediram para a vítima dizer todos os dados dos cartões e os pessoais, vindo a ficar cerca de 1 hora na ligação. Durante o telefonema foram aparecendo várias mensagens de texto no celular da vítima, narrando compras feitas com os 2 cartões de crédito que possui.

 

No fim da ligação, os autores pediram para a vítima “picotar” todos os cartões, redigir uma carta à Polícia, colocar num envelope junto com os produtos picotados e entregar a um motoboy que iria até a casa buscar. Pouco tempo depois chegou um motoboy e a vítima entregou tal envelope, conforme solicitação. Em seguida verificou que o limite do cartão havia estourado em compras feitas no período em que estava ao telefone, e só então percebeu que havia caído em um golpe.

 

Por volta das 10 horas da mesma quarta-feira (24/04), compareceu ao Batalhão da PM em Araxá uma vítima relatando que no dia anterior recebeu uma mensagem de texto via celular comunicando que havia 2 compras feitas com cartão de crédito, as quais não foram autorizadas. De imediato, o solicitante fez contato com a operadora do cartão, onde narrou que não teria feito tais compras e bloqueou o documento. Porém, ao verificar o aplicativo, constatou que havia 2 débitos na fatura, sendo realizado o registro do boletim de ocorrência para tomar as providências.

 

Na tarde de ontem, por volta de 14 horas, foi até a sede a terceira vítima relatando que através de ligação telefônica, um indivíduo se passando por funcionário da operadora de cartão de credito, lhe informou que havia sido feito uma compra em uma loja no valor de aproximadamente 2 mil reais e solicitou todos os dados pessoais da vítima, que informou desconhecer tal compra e, em um momento de distração, repassou todos os dados pessoais, inclusive números de segurança do cartão e senhas ao golpista.

 

Na manhã desta quinta-feira, às 08 horas, mais uma vítima vítima relatou a mesma situação. Nesse caso o autor do golpe enviou até a residência da vítima um indivíduo de cor morena, estatura baixa, com barba, trajando calça e blusa de moletom com capuz de cor bege, que se identificou, lhe dizendo que havia ido até a residência para buscar o cartão que havia sido clonado para enviar até a Polícia Civil de Uberaba para fazer uma perícia.

 

Sem desconfiar de tal atitude fez a entrega, e a esposa da vítima desfiou da atitude assim que o autor saiu, e ligou na agência bancária, verificou os dados e foi averiguado que havia 2 transações bancárias, totalizando um débito de cerca de R$ 3 mil na conta corrente, o que confirmou o golpe.

 

Entenda o golpe:

De posse dos dados pessoais das vítimas, o criminoso entra em contato por telefone e se identifica como funcionário da central de segurança dos cartões, informa que foi identificada uma compra não usual com o cartão do cliente ou que o cartão foi clonado, solicitando dados pessoais e senhas. Depois, as convencem a cortá-lo e entregá-lo com o chip intacto a um indivíduo que vai até a casa da vítima recolher os cartões. Com isso os autores instalam os chips em outros cartões e efetuam compras, saques, empréstimos e serviços. Em geral, as vítimas não desconfiam, pois, os golpistas são treinados a falar como atendentes de telemarketing e são muito convincentes.

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