Queda de 29,5% no número de roubos em MG

 Queda de 29,5% no número de roubos em MG

 

Dados são referentes aos nove primeiros meses de 2019, na comparação com igual período do ano passado e foram divulgados pela secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. São os resultados alcançados de forma integrada pelas forças de Segurança na redução da violência, entre janeiro e setembro deste ano, para 12 crimes monitorados pelo Observatório de Segurança Pública. Estão disponíveis os índices de homicídio tentado e consumado, roubo, estupro e estupro de vulnerável tentado e consumado, sequestro e cárcere privado, extorsão mediante sequestro, além de furto, extorsão e lesão corporal em todos os 853 municípios do estado. Os dados estão disponíveis na página da Sejusp (www.seguranca.mg.gov.br), no links Integração > Estatísticas > Estatísticas Criminais.

Chama a atenção a diminuição do número de roubos, que chega a quase 30%, com 17.349 registros de ocorrências a menos entre janeiro e setembro deste ano, frente ao mesmo período de 2018. Na prática, isso significa 48 roubos a menos no estado por dia, no período.

 

Vale ressaltar que as ocorrências envolvendo todos os alvos deste tipo de crime também estão em queda no estado, com destaque para a redução do número de roubo de veículos e de cargas. A partir deste ano, também passaram a ser divulgados, pela Secretaria de Segurança, a estratificação dos tipos de roubos. Indicador internacional de violência, o número de vítimas de homicídio também diminuiu 14,7% em Minas. Foram 1.963 pessoas, de janeiro a setembro de 2019, contra 2.302, no mesmo período de 2018. No interior, 645 municípios – 75,6% do total – não registraram, mantiveram ou reduziram os índices dessa modalidade criminosa.

 

O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Giovanne Gomes da Silva, forneceu ainda números de produtividade da corporação. “A PM realizou, nos primeiros nove meses deste ano de 2019, o total de 1,6 mil operações policiais, 7,5 mil abordagens de veículos, 11.115 prisões de autores de crimes violentos e apreensão de 17.900 armas de fogo”. Já o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Wagner Pinto, avalia que a queda sustentável dos índices de criminalidade reflete o esforço concentrado das instituições de Segurança.

Outras Notícias