Queijo Canastra recebe nota 88 em avaliação na Itália

 Queijo Canastra recebe nota 88 em avaliação na Itália

Reprodução

 

Queijo produzido na região da Canastra, em Minas Gerais, recebeu nota 88, em escala de 0 a 100, de especialistas europeus em avaliação realizada na Itália. O produto chegou até lá por meio da produtora Lúcia Oliveira, que levou um grupo de fabricantes de queijos ao país para conhecerem o sistema produtivo italiano, que possui semelhanças com o processo realizado em Minas. Na ocasião, levou dois queijos embalados a vácuo e presenteou o guia, Pedro Albano, com um deles. O outro foi entregue ao professor Daniele Bassi, da Organização Nacional de Provadores de Queijo (Onaf) e presidente da Associação Casearia Pandino. Bassi submeteu o produto à avaliação de jurados durante curso que ministrava.

 

Oliveira conta que as condições de transporte do queijo não eram as ideais devido ao tempo de viagem e à falta de um local adequado para o armazenamento. “A surpresa foi bem maior do que eu podia esperar, a pontuação foi muito alta, sobretudo naquelas condições. Fiquei emocionada porque é o resultado de um trabalho muito sofrido; fazer queijo não é fácil”, conta Oliveira. Presidente da Associação dos Produtores do Queijo Canastra (Aprocan), João Carlos Leite afirma que o resultado da avaliação evidencia o potencial do setor em nível internacional. “Nossos produtores são altamente competitivos na Itália. Precisamos investir em uma legislação adequada e em melhores tecnologias para crescermos ainda mais”, comenta.

 

Recentemente, no dia 06 de janeiro, o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou normas para a comercialização de produtos artesanais derivados do leite em todo país e no exterior. Para isso é necessário ter o Selo Arte, registro para produtos artesanais enquadrados em exigências de produção, segurança e sanitárias.

 

Com informações da Agência Minas

 

 

 

Outras Notícias