Recuperados da Covid-19 mantêm cuidados após infecção

 Recuperados da Covid-19 mantêm cuidados após infecção

 

A reportagem do Diário Sintonia vem fazendo o acompanhamento da situação da pandemia nas 08 cidades que compõem a microrregião de Araxá há algumas semanas. Na matéria deste dia 08 de julho vamos relatar a quantidade de pacientes recuperados do novo coronavírus nesses municípios. Somando todos os casos divulgados pelos boletins oficiais das secretarias e comitês das cidades, até a tarde de hoje (08/07) há 505 pessoas curadas da Covid-19, mais de 80% dos infectados já sem risco de complicações pela doença. Detalhando cada cidade: Araxá 259, Campos Altos 24, Ibiá 39, Pedrinópolis 07, Perdizes 34, Pratinha 07, Santa Juliana 113 e Tapira 22. Somando todos esses municípios 621 pessoas foram infectadas e 13 faleceram.

 

“Eu estou bem mais medroso, mais receoso. Se eu lavava minha mão antes, agora lavo duas vezes mais. Higienizo as coisas que trago da rua. O cuidado aumentou depois que passei pela doença e sei como é”, conta o farmacêutico Marcus Túlio Batista, 27 anos. Ele começou a sentir os sintomas no dia 14 de junho. Teve dor de garganta, perda de olfato e paladar, indisposição e dores no corpo.

 

Minas Gerais tem 40.731 casos de pessoas recuperadas, segundo a Secretaria de Saúde estadual, neste dia 08 de julho, isso corresponde a pouco mais de 60% do total de pacientes infectados em MG (64.035 entre casos e óbitos até 08/07/2020). O Brasil têm, de acordo com dados do Ministério da Saúde, quase 1 milhão de recuperados da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Para alguns, o fato de já ter tido a doença é motivo para relaxar e não seguir à risca as recomendações para evitar o contágio. Para outros, a rotina de cuidados não mudou e inclusive ficou maior.

 

Segundo especialistas, não há evidências científicas de que quem contraiu a Covid-19 não vá se contaminar de novo. Além disso, por ser uma doença nova, os efeitos do vírus a médio e longo prazo não são totalmente conhecidos. Quem teve a infecção pode ainda apresentar eventuais complicações.

 

De acordo com o infectologista Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, mesmo quem já teve a doença deve continuar tomando cuidado. “Não temos certeza, por enquanto, de que quem teve covid-19 uma vez não terá novamente. É importante que quem já teve a doença continue se prevenindo. Continue com as medidas preventivas, usando máscaras, higienizando as mãos e evitando aglomeração”.

 

Além de lidar com os sintomas da Covid-19 e com as consequências da doença, muitas pessoas estão lidando com sintomas de ansiedade, de acordo com a psicóloga da equipe de coordenação de saúde do trabalhador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marta Montenegro. “A covid-19 é uma doença muito nova, recente, um vírus cujas informações foram se construindo nesse processo de pandemia. Os próprios profissionais de saúde estavam tentando entender as formas de cuidado e isso deixa as pessoas muito inseguras. O ser humano se sente mais seguro se tiver previsibilidade do que vai acontecer. Essa incerteza sobre formas de contaminação, se pode ou não se contaminar de novo, deixa as pessoas vulneráveis”, explica.

Outras Notícias