Seleção de alistados no TG inicia hoje (05/08)

 Seleção de alistados no TG inicia hoje (05/08)

Serviço segue até a próxima sexta-feira

 

No Brasil, o Serviço Militar Obrigatório é dividido em 03 etapas que são divididas ao longo do ano, são elas: alistamento militar; seleção geral; e a incorporação ou matrícula. Em Araxá acontece essa semana, entre 05 e 09 de agosto, a seleção geral do segundo semestre. O período ocorre, normalmente, de fevereiro a novembro, e participa dele os jovens que se alistaram no início do ano (janeiro a junho) e os alistados em anos anteriores em débito com o Serviço Militar.

 

Para garantir que o processo de seleção seja o mais amplo e democrático possível, os recrutas são escolhidos por 02 critérios principais. O primeiro é a combinação do vigor físico com a capacidade analítica, medida de maneira independente do nível de informação ou de formação cultural de que goze o recruta. O segundo é o da representação de todas as classes sociais e regiões do país. A seleção também leva em conta aspectos culturais, psicológicos e morais. A seleção na cidade acontece no TG 04-001, no bairro Ana Antonia.

 

Mas isso não significa que o jovem será atendido em pretensão. A designação para uma das Forças Singulares dependerá das aptidões pessoais, aferidas durante os exames efetuados na seleção e dos critérios estabelecidos pelo Exército para preenchimento dos efetivos.

Outras Notícias