Diário Sintonia
Teatro e oficina marcam edição em Araxá do TRI CICLO
Por Janaina Silva
29 de novembro de 2018

Lotação máxima nas duas atrações apresentadas na cidade

Aprendizado sobre utilização de embalagens para educadores da rede pública de ensino, e peça falando dos desafios e descobertas de uma mãe de quatro filhos fizeram parte da programação do projeto TRI CICLO Espetáculos edição Araxá, nos dias 21 e 25 de novembro de 2018. Atrações selecionadas para a cidade que acolhe a iniciativa cultural há oito anos, e que em 2018 foram proporcionadas pela patrocinadora CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), através da Lei de Incentivo à Cultura, Rouanet.

Oficina com lotação total de cinquenta profissionais da educação na Escola Municipal Dona Gabriela, e Teatro Municipal com trezentas pessoas rindo e aplaudindo a primeira apresentação, no município, da peça Pendura e Cai, da mineira Concessa.

Idealizado pelas produtoras culturais Cynthia Verçosa e Lívia Ferolla o TRI CICLO promove um círculo de espetáculos de teatro, dança, música, circo e oficinas de qualificação para educadores. A proposta tem entre outros objetivos a contribuição para o fomento cultural da região, fortalecimento das relações da patrocinadora com a comunidade, e formação de público.

Outro ponto que difere o projeto é a acessibilidade com um percentual do material gráfico em braile, tradução simultânea das peças teatrais em libras, disposição de acesso a cadeirantes, e assentos destinados a idosos. Toda a programação é ofertada ao público gratuitamente.

Oitava edição

Outubro e novembro foram os meses escolhidos de 2018 para a realização do 8ª ano do projeto TRI CICLO Espetáculos que iniciou em Salitre de Minas dia 17 de outubro com teatro infanto-juvenil na Escola Estadual Venina Tavares, na zona rural. Seguindo, no estilo festival, em Sacramento com mais 17 atrações no palco principal da Igreja do Rosário, Praça Dr. Valadares, e em outros pontos da cidade de 18 e 26 de outubro, período que tivemos um público total de 7 mil pessoas, de crianças à idosos. Nos oito anos o projeto já realizou 112 espetáculos para um público de 127 mil espectadores nas cidades de Araxá, Sacramento, Salitre de Minas e Uberaba.

Oficinas

Materiais recicláveis trabalhados com técnicas artesanais e manuais ensinadas pelo artista plástico Thiago Felipe de Souza. A oficina, trabalhada em Sacramento e Araxá, atendeu 70 educadores de instituições públicas e particulares. Ensinando uma forma diferente através do princípio dos 3 Rs = Reduzir, Reutilizar e Reaproveitar.