Trabalhadores dos Correios decretam greve nacional

 Trabalhadores dos Correios decretam greve nacional

Empresa diz que serviços foram parcialmente afetados

 

Os trabalhadores dos Correios decretaram greve geral, por tempo indeterminado, a partir da noite da última terça-feira (10). Embora ainda esteja avaliando o real impacto da paralisação, a empresa afirma que os serviços foram parcialmente afetados. Já a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) garante que o movimento é nacional. “Em todo o país, a categoria se mostrou consciente da gravidade da situação e decretou greve por tempo indeterminado”, assegura a federação, em nota. Segundo a entidade, a paralisação foi a forma que os funcionários da estatal encontraram para se opor à proposta do governo federal de privatizar os Correios. Os trabalhadores também tentam pressionar a direção da empresa a negociar a manutenção de direitos trabalhistas e dos atuais salários no futuro Acordo Coletivo de Trabalho, que está por ser assinado.

 

Em Araxá os funcionários não aderiram à paralisação. No Centro de Distribuição Domiciliar, no bairro Solaris, a população está sendo atendida normalmente, e na principal agência, na rua Mariano de Ávila, também não teve alteração no expediente.

No mês passado, o governo federal incluiu os Correios no Plano Nacional de Desestatização e inaugurou a fase de estudos para privatizar, total ou parcialmente, a empresa e outras estatais. Além do receio da privatização, os representantes da categoria temem a redução salarial e a perda de benefícios. Também em nota, a direção dos Correios afirma já ter apresentado aos trabalhadores os números que revelam a “real situação econômica da estatal”. De acordo com a direção da empresa, os prejuízos operacionais acumulados chegam a R$ 3 bilhões.

 

A direção dos Correios afirmou, em nota, que a greve aprovada pelos trabalhadores da empresa ainda não afetou os serviços postais, financeiros e de conveniência prestados nos mais de 12 mil pontos de atendimento espalhados pelo país. Em nota divulgada na tarde de ontem (11/09), a diretoria da empresa classifica a iniciativa dos empregados da estatal de “paralisação parcial”. Segundo a diretoria, 82% do efetivo total das agências estão trabalhando normalmente nesta quarta-feira. Em Brasília, o percentual é de 88,47%, de acordo com a empresa.

Outras Notícias