Transferência de pacientes graves já é feita pelo Samu

 Transferência de pacientes graves já é feita pelo Samu

Helicóptero atendeu 3 pacientes em 48h

 

O consórcio que oferece transporte aéreo para pessoas que precisam de atendimento de maior complexidade começa a ser oferecido no município. O reforço com é feito pelo Samu Regional, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, via consórcio regional da região Triângulo Sul, onde 27 cidades são atendidas. A equipe é formada por médicos, enfermeiros, comandante do helicóptero e bombeiro. As primeiras transferências de pacientes foram feitas na sexta-feira, 19/07.

A aeronave foi adquirida pelo Governo Federal, e a manutenção é por conta do Governo Estadual e o custeio dos profissionais é de responsabilidade dos municípios. O Consórcio é coordenado pela Regulação Estadual da Superintendência Regional de Saúde, de Uberaba e cada município participa de acordo com o número de habitantes.

 

Atendimento que será feito à pacientes dos hospitais públicos, e as transferências são feitas via SUS Fácil. O embarque do paciente é feito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), local aprovado para o pouso da aeronave. A viagem de helicóptero é rápida, são 30 minutos; enquanto de ambulância o paciente demora mais de uma hora para chegar ao hospital em Uberaba.

Outras Notícias