Vice-prefeito de Perdizes apresenta à Polícia Civil de Araxá

 Vice-prefeito de Perdizes apresenta à Polícia Civil de Araxá

 

O vice prefeito da cidade de Perdizes/MG, Vinicius Ramalho, terceiro alvo da operação Voto de Cabresto desencadeada na última sexta-feira, dia 16/10, apresentou no final da tarde de 16 de outubro na 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Araxá, acompanhado do advogado. Ele foi ouvido e foi encaminhado para o Presídio de Sacramento. Os três presos temporariamente, após mandados cumpridos em face do vice-prefeito e de dois funcionários da Prefeitura, por utilizarem de poder econômico e de influência política para ocultar provas e dificultar as investigações, seguem no Presídio de Sacramento – onde cumprem medidas do protocolo de segurança contra a Covid-19 – seguem na Unidade Prisional até esta terça-feira, dia 20 de outubro. Amanhã (20/10) será informado se eles terão a prisão temporária prorrogada por mais cinco dias.

 

Operação Voto de Cabresto

A 7ª Delegacia de Polícia Civil de Perdizes, por meio da Delegacia Regional, e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da promotora de Justiça Bárbara Francine Prette Nunes, deflagraram no dia 16 de outubro de 2020, a Operação Voto de Cabresto, visando combater grupo criminoso responsável por inúmeros ilícitos eleitorais. Durante as investigações foi possível apurar que o grupo usava a máquina pública municipal para deturpar o processo eleitoral ao coagir e induzir outros servidores, em especial funcionários comissionados, a votarem na candidatura do atual vice-prefeito de Perdizes ao cargo de prefeito.

 

Durante as diligências investigativas foi também revelado que o vice-prefeito de Perdizes e alguns apoiadores forneciam materiais de construção como tijolos, cimento, areia, telhas e portas, para eleitores, em troca de voto.

 

Foram cumpridos três mandados de prisão temporária, expedidos em face do vice-prefeito e de dois funcionários da prefeitura, por utilizarem de poder econômico e de influência política para ocultar provas e dificultar as investigações. Também foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, incluindo buscas na casa de dois vereadores de Perdizes, sendo recolhidos documentos, dinheiro, aparelhos celulares e computadores utilizados no desenvolvimento das atividades ilícitas, as quais comprovadamente deturpavam o sistema eleitoral e o livre exercício do voto. Buscas foram feitas também na Prefeitura de Perdizes e na Câmara Municipal de Perdizes, e ainda em dois estabelecimentos comerciais.

 

Participaram da operação Voto de Cabresto mais de 20 policiais civis pertencentes ao Departamento de Polícia Civil de Uberaba e 18 policiais civis da Core/PCMG (Coordenadoria de Recursos Especiais). O nome da operação faz referência ao mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de voto com a utilização da máquina pública e ainda ao uso de coação e ameaças para que eleitores apoiem determinado candidato.

Outras Notícias