Workshop do IMA aborda retirada da vacina contra aftosa

 Workshop do IMA aborda retirada da vacina contra aftosa

 

O Instituto Mineiro de Agropecuária, IMA, realizou na noite de ontem (24/10) um workshop de estratégias para retirada da vacinação contra a Febre Aftosa. Na segunda fase Araxá tem probabilidade de imunizar 32 mil cabeças. Produtores rurais, representantes de instituições envolvidas na cadeia produtiva do setor, médicos veterinários, e pecuaristas unidos no engajamento da defesa agropecuária do estado. Essa é mais uma das ações em busca da mudança do status sanitário de Minas Gerais, de área livre de febre aftosa com vacinação, para área livre da doença sem vacinação, cumprindo, assim, determinações estabelecidas pelo plano nacional de erradicação da febre aftosa. A gestão compartilhada de todos os envolvidos no percurso para a retirada da vacinação foi o principal assunto abordado.

 

As várias ações realizadas no município atentam os produtores para a importância de continuar vacinando o rebanho até 2021, quando está prevista a retirada da imunização. No workshop 02 palestras foram ministradas para o público de Araxá e região. Uma sobre desafios de inovação em ciência para promover melhoria contínua em saúde e bem-estar animal. E os médicos veterinários de uma empresa de consultoria abordaram que é importante agregar valor à carne bovina, trazendo mais rentabilidade e redução de custos, estruturando os serviços de sanidade.

 

Na ocasião foi abordado ainda que os produtores rurais também precisam assumir a responsabilidade neste processo. Eles precisam ficar atentos às orientações do IMA, como a redução da dosagem da vacina e a manutenção da imunização até maio de 2021. Dessa maneira o status será alcançado.

Outras Notícias