Araxá recebe Museu Itinerante Ponto UFMG em junho

 Araxá recebe Museu Itinerante Ponto UFMG em junho

Foto: Divulgação CBMM

Araxá terá o Museu Itinerante Ponto UFMG, entre os dias 6 e 10 de junho no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim. O museu é um espaço científico-cultural interativo, adaptado em uma unidade móvel que atende, primordialmente, estudantes do Ensino Básico de Minas Gerais e, também, do Brasil. É constituído de um caminhão estendido com espaço interior adaptado em cinco ambientes – Sala das Energias Naturais, Sala da Floresta, Sala de Projeção 3D, Sala do Submarino e Sala da Consciência. A iniciativa é uma parceria fomentada pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) com o Instituto Brasileiro de Cultura Científica (IBCC).

Cenários e recursos tecnológicos que levam o visitante a uma imersão, vivência e reflexão sobre temas ligados ao homem e ao meio-ambiente fazem parte do Museu Itinerante Ponto UFMG. Além das atrações internas, possui também um acervo de experimentos científicos, biológicos e jogos de desafio organizados em uma exposição externa, com oficinas interligando as mais diversas áreas do conhecimento e da ciência.

“Iniciativas como o Museu Itinerante Ponto UFMG vão ao encontro do que acreditamos. Cremos que a transformação da sociedade acontece por meio da tecnologia, inovação e, principalmente, pela cultura e educação. Apoiar essas ações, sobretudo quando voltadas para crianças, adolescentes e jovens, é um compromisso nosso, pois é através delas, e do conhecimento que proporcionam, que as gerações se tornam cada vez mais preparadas para os desafios futuros”, diz Álvaro Rezende, da área de Relacionamento com a Comunidade da CBMM.

Foto: Divulgação CBMM

Quem pode visitar o Museu?
A exposição é aberta ao público, ou seja, toda a comunidade de Araxá e região está convidada a visitar o museu. Para oportunizar também a visitação dos estudantes da cidade, foi elaborada uma programação especial para as escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, em quatro horários diários, no período de 6 a 10 de junho:

  • 8h às 9h30;
  • 10h às 11h30;
  • 13h às 14h30;
  • 15h às 16h30.

Além da visita à exposição, 600 estudantes (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) da Rede Pública Municipal e Estadual de Educação de Araxá e região participarão do Curso de Educação Científica (45 h), na modalidade EaD, ministrado na plataforma do Museu Itinerante Ponto UFMG (https://museuponto.org/).

Esse curso de Educação Científica busca estimular as vocações científicas e técnicas, proporcionando momentos de reflexão sobre a importância da ciência e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento.

Foto: Divulgação CBMM

Curso de Mediadores de Museus
O Museu Itinerante Ponto UFMG disponibilizou 200 vagas do Curso de Mediadores de Museus a estudantes da graduação e pós-graduação de Araxá e região. O curso é ofertado na modalidade à distância, com carga horária de 30 horas e tem como objetivo preparar mediadores para atuar em Museus de Ciências. O intuito é envolver estudantes da comunidade local na mediação da exposição, motivo pelo qual
o curso foi ofertado previamente à chegada do museu em Araxá.

Outras Notícias