Crescimento econômico impulsiona aumento em 50% da oferta de vagas no Sine Araxá

 Crescimento econômico impulsiona aumento em 50% da oferta de vagas no Sine Araxá

Foto: Ascom PMA

O aquecimento da economia em Araxá já reflete no mercado de trabalho e na crescente oferta de vagas. Conforme levantamento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Araxá, desde o início de 2022 a oferta de vagas aumentou em 50%.

De funções mecânicas a cargos técnicos, a oferta diária de uma média de 320 vagas de trabalho não é preenchida diante da falta de mão de obra qualificada. Conforme dados do Sine, das centenas de vagas ofertadas nos cinco primeiros meses de 2022, apenas 208 foram preenchidas por candidatos encaminhados pela instituição.

“Fizemos o cadastro de 682 entradas de anúncios de vagas. Algumas dessas entradas com ofertas de até 20 vagas. Quando essa vaga não é preenchida dentro do mês, ela é replicada no mês seguinte com uma nova entrada. Por isso é complicado mensurar o número de vagas ofertadas em todo o período”, explica o coordenador do Sine Araxá, Luís Flávio de Melo.

Diante da carência de profissionais qualificados, o Sine Araxá vem firmando parcerias com institutos de aprendizado e qualificação profissional para a oferta de cursos gratuitos. De acordo com Luís Flávio, a intenção é melhorar a mão de obra e qualificar o trabalhador da cidade, haja visto o anúncio da instalação de novas empresas.

“Já foram mais de 200 trabalhadores cadastrados nos cursos. São cursos das áreas de confeitaria, informática, administração, línguas e interpretação de sinais, mecânica de automóveis e vários outros”, afirma o coordenador.

Também foi firmada parceria com a Clínica Escola de Psicologia do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá). “Os estagiários atuam na área organizacional, no acolhimento dos trabalhadores e contribuem para o mapeamento de perfil, orientação de carreira e confecção do currículo”, explica.

Caged

Reforçando os dados apontados pelo Sine Araxá, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mais recente, divulgado nesta semana pelo Ministério do Trabalho e Previdência, apontou que nos cinco primeiros meses de 2022 o número de admissões em Araxá foi maior que o de demissões. Ao todo, foram 7.587 pessoas que tiveram suas carteiras assinadas, contra 6.450 pessoas demitidas, totalizando um saldo positivo de 1.137 novos postos de trabalho que foram gerados.

O número também é favorável quando se compara os últimos 12 meses, quando foram contratados 16.461 trabalhadores, enquanto 14.311 foram demitidos, ou seja, foram 2.150 novos postos de trabalho criados.

O Sine Araxá fica na Rua Dr. Franklin de Castro, nº 178, Centro – Telefones 3691-7046 e 3691-7049.

Outras Notícias