Maio Amarelo mobiliza para hábitos seguros no trânsito

 Maio Amarelo mobiliza para hábitos seguros no trânsito

Em 2019 foram 3.446 internações por acidentes

 

Marcada pela mobilização por um trânsito mais seguro, a campanha Maio Amarelo desenvolve ações em âmbito internacional com objetivo de salvar vidas no trânsito. Em 2019, a campanha adotou o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, com objetivo de alertar a população para o fato dos acidentes e consequentes óbitos no trânsito serem considerados uma questão de saúde pública.

 

Entre as medidas que podem salvar vidas está o uso do cinto de segurança; transitar dentro da velocidade permitida – enquanto a 40 km/h, o condutor alcança 100% da capacidade de visualização, a 100 km/h, e campo de visão será de apenas 45 graus. Já o consumo de álcool, mesmo em quantidades pequenas, além de provocar a deterioração de funções indispensáveis à segurança ao volante, como a visão e os reflexos, diminui também a capacidade de discernimento.

 

Em apoio à campanha Maio Amarelo, a secretaria de estado de Saúde de MG apresenta novidades no hotsite “Vida no Trânsito”. O objetivo é alertar a população para a importância da adoção de hábitos seguros nas vias e rodovias do estado, tendo em vista o alto índice de internações e óbitos causados por acidentes. Somente em 2019, foram registradas 3.446 internações por acidentes de trânsito e 501 óbitos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2018, foram 22.383 internações e 2.947 óbitos.

 

Em Araxá a agenda de atividades começa dia 27 de maio, às 10h, com uma simulação de acidente de trânsito realizada pelos bombeiros em frente à 2ª Companhia de Bombeiros Militares em Araxá. Na terça-feira, 28/05, abertura oficial, às 09h, em frente ao Sest/Senat, com participação dos alunos da escola estadual Dom José Gaspar. Dias 29 e 30 de maio, no mesmo horário, 9h, blitz em locais distintos. Ainda no dia 30/05, às 14h, apresentação de teatro no Teatro Municipal para crianças. Dia 31/05, 9h, encerramento com carreata saindo da secretaria municipal de Segurança Pública com destino ao 37º Batalhão de Polícia Militar.

Outras Notícias