Novos golpes são registrados em Araxá

 Novos golpes são registrados em Araxá

Vítimas desconfiaram antes de ter prejuízo

 

Os funcionários de uma casa lotérica no Centro de Araxá acionaram à PM na tarde ontem (14/05) e relataram ter recebido uma ligação telefônica onde um homem, identificou ser o secretário de finanças do fórum local, e disse que enviaria alguns cheques juntamente com boletos para que fosse efetuado o pagamento naquela lotérica. Após alguns minutos, chegou ao local um mototaxista e entregou um envelope lacrado contendo 04 cheques, todos preenchidos eletronicamente, tendo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais como titular, totalizando um valor de R$18.000,00. Nos documentos continham um carimbo do TJMG.

 

Juntamente com os cheques haviam 18 boletos com valores de cerca de 1 mil reais cada, tendo como favorecido um banco da internet. O proprietário desconfiou da ação e fez uma consulta ao banco de origem dos cheques, onde foi informado que os mesmos possuíam sinas e indícios de falsificação.

 

Ao entrar em contato com o Fórum local foi informado que não fazem pagamentos dessa forma, e então percebeu que era uma tentativa de golpe. Em contato com o mototaxista que transportou o envelope, ele relatou que recebeu a ligação telefônica no telefone fixo do mototaxi, e um indivíduo solicitou que apanhasse um envelope no Fórum da Justiça do Trabalho e entregasse na casa lotérica.

 

Quando o mototaxista chegou ao local, havia um homem de estatura mediana, pele parda, com idade entre 30 e 40 anos, que o aguardava do lado externo com o envelope lacrado, tendo feito o pagamento pela corrida e evadido em seguida. Diante dos fatos, foi realizado o registro do fato para providências posteriores.

 

A Polícia Militar tem registrado pelo menos uma ação de golpe por dia, e sempre com ações diferentes dos meliantes. E faz um alerta a toda população, para que desconfie de qualquer ligação ou mensagem suspeita.

 

A dica é para ficar atento e não cair em golpe: “Dinheiro não cai do céu”. Cuidado com estranhos e promessas vantajosas.  Ninguém vende bilhete premiado; Evite transitar ostentado objetos de valor, como pulseiras e gargantilhas, que possam atrair a atenção de infratores, e andar com grandes quantias de dinheiro e cartões de crédito, se não houver necessidade; Carteiras, bolsas e sacolas devem ser carregadas sempre à frente do corpo; Quando utilizar os caixas eletrônicos, ao digitar a senha ou contar o dinheiro, use o seu corpo como obstáculo visual; Evite conversar com pessoas estranhas ou de pouco convívio, dentro ou fora do banco, sobre o seu salário ou a quantia a ser sacada. Se alguém lhe oferecer vantagens financeiras, se passando por funcionários do banco, avise ao vigilante; Quando necessitar de algum esclarecimento dentro de uma agência bancaria, recorra aos funcionários credenciados e que possuam identificação; Não forneça dados pessoais por telefone, internet e outros meios de comunicação, similares (nome completo, banco, número de conta e do cartão, etc).

 

Se receber alguma mensagem ou telefonema informando que ganhou algum prêmio, cuidado. Os infratores sempre pedem créditos para celular para garantir o recebimento do prêmio, não faça acordo, e nem efetue nenhum pagamento; Em caso de pedido de resgate, tente fazer contato com o familiar de outro aparelho telefônico a fim de confirmar a situação, por coincidência o telefone da possível vítima não atenderá, então entre em contato com amigos e tente localiza-la e caso não consiga, mantenha a calma, ligue para a PM através do 190 e registre a ocorrência. Os golpistas mudam de táticas todos os dias. Divulgar para todos é uma maneira de você participar da própria segurança e da segurança de toda comunidade.

Outras Notícias