Orquestra Ouro Preto e Fernanda Takai apresentam tributo a Tom Jobim em Araxá

 Orquestra Ouro Preto e Fernanda Takai apresentam tributo a Tom Jobim em Araxá

Foto: Íris Zanetti

Tom Jobim fala a língua universal da música. E, justamente por isso, as composições do artista se permitem conversar tanto no vocabulário erudito quanto no dialeto popular. Em torno desse espírito e, para homenagear esse legado tão particular da Bossa Nova na história da música brasileira, a Orquestra Ouro Preto e Fernanda Takai se unem para apresentação única do concerto “O Tom da Takai”, com patrocínio da CBMM, em Araxá, no dia 5 de junho, às 17h, no Parque do Cristo, com entrada franca. A atração encerra as atividades do Festival FloRIR o Cerrado, que conta ainda com diversas atividades para todas as idades.

O maestro, compositor, cantor, pianista, violonista e arranjador carioca traduziu de forma primorosa as cores, as paisagens e os sentimentos do Brasil de seu tempo recebe nesse espetáculo uma homenagem à altura da grandiosidade dos clássicos, que ganham novas luzes com a excelência da formação mineira unida à sofisticação e delicadeza da arte da cantora que há décadas emociona na carreira solo e na trajetória com a banda Pato Fu.

O concerto revive clássicos que fazem parte da memória da música popular brasileira, como “Chega de Saudade”, “Insensatez” e “Corcovado”, redescobre pérolas menos conhecidas do grande público, como “Aula de Matemática” e “Ah, Quem me Dera”, e louva encontros musicais de Tom Jobim com outros ícones do Brasil, como Vinicius de Moraes e Dolores Duran, e do mundo, como Frank Sinatra.

Com regência do maestro Rodrigo Toffolo, “O Tom da Takai” traz arranjos inéditos com a assinatura do compositor Arthur de Faria. Sucesso de público e crítica, o espetáculo fez sua estreia em 2019 em turnê por quatro cidades mineiras e voltou a ser apresentado de forma virtual durante o período da pandemia. Agora, neste retorno aos palcos, chega a Araxá para presentear o público com o universo infinito e particular de Tom Jobim.

“A música de Tom Jobim é parte essencial de nossa cultura. Por isso, preparamos um grande espetáculo, à altura da importância e do legado de nosso maestro soberano, com o toque mágico e ímpar da voz da Takai”, comenta Toffolo.

As palavras do regente ecoam na fala da cantora mineira, que promete uma apresentação em que a música de qualidade é garantida. “De beleza lírica por conta das lindas letras e musicalmente forte pela apresentação da orquestra, que sempre impacta positivamente a vida das pessoas”, sublinha Takai.

SOBRE O FESTIVAL FLORIR O CERRADO

A CBMM escolheu o Dia do Meio Ambiente para presentear a comunidade de Araxá com muita diversão e entretenimento. O Festival FloRIR o Cerrado acontece no dia 5 de junho, das 9h às 18h30, no Parque do Cristo, com entrada franca e atrações para toda a família. A iniciativa é um convite à população araxaense para aderir a um movimento de cuidado e preservação do Cerrado.

Fernanda Cursino, da área de comunicação e marketing da CBMM, fala do compromisso da companhia com a comunidade local e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Queremos que o Festival FloRIR o Cerrado seja um novo marco cultural da cidade e entre para o calendário oficial de Araxá. Um evento aberto ao público e que tem, além das atrações culturais e artísticas, caráter educativo e um significado muito importante.”

Outras Notícias