Prefeitura assina contrato de concessão do terreno para a Desaer

 Prefeitura assina contrato de concessão do terreno para a Desaer

Foto: Diário Sintonia

Aprovada inicialmente na Câmara de Vereadores, procedimento necessário para autorizar a cessão de terreno da Prefeitura à empresa privada, nesta quarta-feira, 13 de abril, foi realizada a assinatura de contrato de concessão do terreno para a Desaer, empresa fabricante de aeronaves. Estiveram presentes vereadores, imprensa, o prefeito Robson Magela, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Juliano Cesar da Silva, e o CEO da empresa, Evandro Fernandes. Quando assinou o contrato, Magela tratou o momento como histórico para a cidade. A área anexa ao Aeroporto Romeu Zema vai receber uma fábrica de aeronaves para atender os mercados comercial, cargueiro e de defesa, com investimento inicial previsto de US$ 250 milhões e geração de 1.000 empregos diretos e indiretos.

Foto: Diário Sintonia

Segundo Juliano, a atual gestão pegou um processo parado e que foi preciso um voto de confiança da empresa para viabilizar a vinda do empreendimento à cidade. “Pedimos dois anos para a gente fazer de tudo e assim conseguisse êxito. Deu tudo certo em tempo recorde – um ano e três meses – e a Desaer já é uma realidade. Agora é só trabalhar mesmo e conseguir que a gente prospere cada vez mais. Tínhamos resistência de muita gente daqui da cidade primeiramente e também o processo é muito moroso devido a terreno ser de terceiros, assim de não conseguir comprar ou fazer a negociação de terreno, uma série de coisas, mas insistimos e persistimos até alcançar o nosso objetivo”, diz o secretário.

Foto: Diário Sintonia

Juliano acrescenta que o governador Romeu Zema foi um parceiro de Araxá na vinda da Desaer para a cidade. “Ele nos ajudou muito, a Codemig foi sensacional. Sem a companhia, não estaria comemorando isso daqui. Realmente foi uma grande união de esforços. A prefeitura, vereadores, Codemig, Desaer pegou na nossa mão e falou ‘vem cá vamos fazer para dar certo’. Quando a união é para um bem comum, o universo conspira para o nosso favor”.

Foto: Diário Sintonia

Araxá, a escolhida

A Desaer vai gerar mais de 1200 empregos com a instalação do empreendimento em Araxá. O CEO da empresa Evandro Fernandes pontua como foi o processo de escolha para chegar à Araxá. “Quando decidimos montar a fábrica no Brasil a gente recebeu a proposta em torno de seis estados. Foram mais de 20 cidades. Começamos a rodar o Brasil e vimos que o estado de Minas na antiga gestão ofereceu quatro cidades, uma delas era Araxá. Viemos para cá, analisamos aeroporto, rede hotelaria e toda a infraestrutura da cidade para suportar a vinda da empresa. Araxá se destacou muito pelo Aeroporto Romeu Zema (atualmente em reforma), pela sua rede acadêmica, pela sua rede hoteleira e foi quando que a gente começou a negociação”.

Foto: Diário Sintonia

Evandro admite que a cidade surpreendeu a direção da Desaer. “Foi uma surpresa para nós até que hoje veio alguns empresários comigo, mostrei Araxá para eles e se impressionaram com a cidade. A ideia agora é avançar em mais cursos e com o Centro de Pesquisas e Inovação, uma bandeira que a gente defende bastante e nessa gestão abraça muito essa causa. Esse seria o nosso próximo passo”, acrescenta o CEO.

Foto: Diário Sintonia

De acordo com ele, para as obras começarem em terreno próximo ao Aeroporto Romeu Zema, se faz necessário buscar toda a aprovação via Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Essas aprovações federais demoram um pouco em torno de quatro a seis meses. Se não fosse isso, já estaria começando a obra no próximo mês. Temos uma parceria com o Cefet aonde vamos ficar locado para montar a engenharia e começar avançar, enquanto daremos andamento a obra”, finaliza. Ele informa ainda a expectativa é até o final de 2024 para a fábrica já esteja produzindo aeronaves para atender contratos de compras já assinados.

Fotos: Diário Sintonia

Outras Notícias